sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A CASA FAVORITA DE DEUS.


A CASA FAVORITA DE DEUS
TEXTO João 11: 1-5

Receber a visitação de Deus! Esse seria o maior prazer, alegria, honra que alguém poderia ter. Que alegria não seria poder receber a visita do Senhor em nosso lar.
Sabemos que ele sempre esta conosco na pessoa do Espírito Santo que habita em nós, mas a manifestação da presença, nem sempre é percebida.
Nós somos a casa de Deus, e Deus está aqui, mas não queremos apenas crer, saber, queremos perceber. Queremos a manifestação da sua Glória! Já reparou que há pessoas que facilmente você consegue perceber a presença do Altíssimo nela, e outras, mesmo sendo cristãos, as vezes dá a impressão que parece uma pessoa normal. Já reparou que há igrejas que ao você entrar, colocar os pés no prédio, é perceptível a presença manifesta de Deus e outras, pode haver o louvor mais afinado, a melhor pregação, mas é também perceptível a ausência da presença de Deus! Sabe por que há essa diferença? Porque Deus está em todo lugar, mas a sua manifestação somente acontece onde Ele tem prazer de habitar. Deus é uma pessoa, e como nós, sempre daremos preferência em visitar casas onde somos bem recebidos. Há igrejas que Deus tem prazer de visitar, assim como Jesus certamente tinha alegria em visitar a casa de Marta, Maria e Lázaro. O que transformou a casa de Marta, Maria e Lázaro em sua CASA FAVORITA?
Quais são as qualidades de uma igreja que consegue atrair a visitação de Deus?

1.IGREJA DE AMIGOS – LÁZARO ERA AMIGO! João 11:11;Mateus 7: 22-23; João 15:14
Jesus tem prazer de visitar somente aqueles que são seus amigos. Veja a declaração de Jesus a respeito de Lázaro. Só após a ressurreição de Jesus que os discípulos foram chamados de amigos. Quem é amigo, também é intimo!
A declaração nunca vos conheci, quer dizer nunca fui íntimo, amigo, pois certamente esses que pregavam o evangelho, mas não obedeciam totalmente a palavra, por isso foram rejeitados.

2. IGREJAS QUE OFERECEM A MELHOR HOSPITALIDADE – MARTA ERA HOSPITALEIRA
Lucas 10:38-42 ; João 11:5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
Jesus visitou várias casas durante seu ministério por vários motivos: Zaqueu para trazer salvação; Simão Pedro para curar a sogra; Jairo para trazer vida; em Caná da Galiléia para levar alegria; etc. Mas quando Jesus entrou na casa de Marta, foi para repousar, e ali foi cuidado em sua essência humana e honrado em sua essência divina. Muitas pessoas lêem sobre Marta servindo na cozinha e anunciam com grande autoridade: "Bem, não gostava realmente de Marta, Ele só gostava de Maria". Se você examinar as Escrituras, descobrirá que isso não é verdade. “João nos conta imediatamente após Jesus ter recebido uma mensagem de que Lázaro estava doente, que ‘Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro”. Naquele momento de crise, a mente de Jesus estava em Marta. Maria nem é mencionada pelo nome nesta sentença. Quando Jesus chegava a Betânia e entrava na casa de Maria e Marta, elas não sabiam se era hora de alimentar a sua parte humana ou de adorar a Sua divindade. Algumas vezes Marta supria a necessidade mais urgente do Filho do Jesus Homem oferecendo uma comida caseira, acomodações confortáveis e um ambiente de casa em ordem e em paz para a Sua parte humana. Outras vezes, o Filho de Deus ansiava mais pelo ministério de Maria, que tinha o dom de entreter a Sua parte divina.
Obras são as qualidades de uma igreja que serve o corpo de Cristo hoje. Marta representa as obras, e como a bíblia diz: a fé sem obras é morta.

3. IGREJAS QUE AMAM SUA PRESENÇA – MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE
Se você quiser mesmo que sua cidade, igreja, escola ou lar tenham uma visitação de Deus, então alguém tem que aprender como hospedar o Espírito Santo. Isto significa que você deve providenciar as acomodações tanto para o homem quanto para Deus. Geralmente encontramos Marias de joelhos diante do Senhor. Sua principal marca de distinção é a posição do seu coração. Na casa de Marta, vemos a postura de Maria na adoração aos pés de Jesus, descobrindo segredos. A mesma coisa acontece mais tarde durante a refeição preparada na casa de Simão, o leproso, em Betânia. Cada vez ela suportou a crítica e a gritaria para assumir a sua posição e derramar seu presente para o Senhor. Maria queria estar diante de Jesus, para aprender, para ouvir, para adorar, para alegrar-se, para se aconselhar expondo os seus sentimentos abrindo a sua alma perante o Senhor.

Conclusão: Lázaros, Martas e Marias são bem diferentes uns dos outros, mas precisamos de ambos em nossas igrejas. Todas as igrejas que se tornam casa favorita de Deus, possuem pessoas comprometidas com a palavra, são amigos de Deus. São igrejas que servem o corpo de Cristo com esforço e dedicação e possuem um coração inclinado à adoração. Nestas igrejas, Deus encontra as qualidades essências para uma hospedagem agradável, prazerosa, de honra e satisfação, se tornando assim as casas favoritas de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário